segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

INSA ACOLHE IRMÃ GISÉLIA RODRIGUES DE SOUZA

irgisélia Na última quinta-feira, 27 de Janeiro, a comunidade do INSA – Instituto  Nossa Senhora Auxiliadora acolheu a nova diretora da casa, Irmã Gisélia Rodriguês de Souza, ela que é natural de Pará de Minas – MG, e há poucos anos atrás já havia exercido a mesma função e deixado como marcas a organização e o incentivo à atividades pastorais e socias.

No sábado, dia 29 de Janeiro, foi apresentada à comunidade cachoeirense na Celebração Eucarística em Ação de Graças por sua chegada. A acolhida foi expressada na alegria dos participantes pela presença de Ir. Gisélia e através do abraço carinhoso de Boas Vindas.

A União Irmã Eunice Grossi também acolhe com muito carinho a querida Irmã Gisélia, que com a gente terá a missão de fazer frutificar a vivência do grupo de ex-aluno(a)s de Cachoeira do Campo, contribuindo com seu entusiasmo e experiência no trabalho com esta parcela importante da Família Salesiana.

Seja bem vinda Irmâ Gisélia, te acolhemos com muito carinho!!!

DOM BOSCO, O SANTO DOS JOVENS!

Ó Pai, pela vossa misericórdia, São João Bosco anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém

dom-bosco01

Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.
Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.
Dom Bosco, criador dos oratórios. Catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.

Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.
São João Bosco, rogai por nós!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

IRMÃ RAYMUNDA KFURI É HOMENAGEADA PELA UNIÃO IRMÃ EUNICE GROSSI

A comunidade cachoeirense, em especial a União Irmã Eunice Grossi de Ex-Aluno(a)s das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas), agradecem a Deus pelo dom da vida e da missão da Irmã Raymunda Camini Kfuri que parte para uma nova caminhada no Bairro Eldorado na cidade de Contagem – MG.

Durante seis anos, Ir. Raymunda esteve como diretora à frente do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora de Cachoeira do Campo, onde dedicou grande atenção ao grupo dos ex-aluno(a)s daquela instituição.

Que seus novos caminhos sejam cheios de muita paz e esperança àqueles que necessitam do trabalho missionário das salesianas.

união1No último domingo, dia 23 de janeiro, em uma reunião surpresa de confraternização a União Irmã Eunice Grossi agradeceu à Deus pelo dom da vida, amizade e permanência da Ir. Raymunda Kfuri entre nós. Ela que cuidou da semente lançada, a regou e viu crescer uma linda árvore.

Tivemos a oportunidade de homenageá-la e agradecer pelo seu amor e carinho dedicado a frente da direção do INSA – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora e em especial como delegada da nossa união. Em cada gesto e palavra já a saudade e o desejo de sorte e paz na missão, no sentimento de que a partida é necessária mesmo que os corações não aceitem de imediato a dor da separação.

Obrigado Ir. Raymunda Kfuri!!! Vai com Deus e na companhia da Virgem Maria Auxiliadora!!! Que a distância não seja nada na frutificação da nossa amizade!!!

Leve no coração a União Irmã Eunice Grossi!!!

união5 união união2

50 Anos de Vida Religiosa de Irmã Antônia Ponzzo

No último dia 06 de janeiro de 2011 no Retiro das Rosas, a IMM – Inspetoria Madre Mazzarello esteve em festa, ao celebrar as bodas de ouro e prata de irmãs da congregação, entre elas a nossa querida delegada da Federação dos Ex-Aluno(a)s da Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Antônia Ponzzo Dutra.

Familiares e amigos de Ir. Antônia, em especial representantes de várias uniões da inspetoria, celebraram juntos ação de graças por sua vida e presença entre nós! Um delicioso almoço em clima de muita fraternidade encerrou o evento.

Da União Irmã Eunice Grossi de Cachoeira do Campo fica registrado à Ir. Antônia Ponzzo o renovado desejo de muita paz, saúde e felicidade na missão. Que Deus a abençoe sempre e a Virgem Auxiliadora lhe proteja com seu manto de glória.

bodas antonia 3 bodas antonia bodas antonia 1 bodas antonia 2Colaborou:

Rodrigo Gomes

Conselheiro da Federal

União Irmã Eunice Grossi 

Cachoeira do Campo – MG

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Campanha da Fraternidade 2011

O Secretário Geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, apresentou o  tema da Campanha, “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme como em dores de parto”.

camapanha-da-fraternidade-2011-cnbb

“A Campanha da Fraternidade deste ano (2011), reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos”, disse dom Dimas.

A Campanha da Fraternidade terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011, e se estende por toda a Quaresma. A partir deste mês de outubro, as lideranças das comunidades eclesiais estudam os materiais da CF preparando-se para a realização da Campanha na Quaresma.

cartazcf2011a1